sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Projeto de lei quer acabar com Artigo 331:Desacato

No momento em que a sociedade brasileira deseja a continuidade das ações de combate à corrupção e aos crimes do colarinho branco, os delegados de polícia federal são surpreendidos com uma agenda legislativa equivocada. É com preocupação que a ADPF tem acompanhado a tramitação, na Câmara dos Deputados, de matéria que extingue o crime de desacato a autoridade.
A ADPF discorda da descriminalização do desacato por entender que é preciso rever a previsão legal dele como delito de menor potencial ofensivo ou, como alternativa, agravar as penas quando cometido contra policiais. “Hoje, assistimos uma inversão completa de valores nas proposições de mudanças legislativas. Só se fala em proibir o uso de algemas, restringir interceptações telefônicas e prisões”, argumenta o presidente da Comissão de Prerrogativas da ADPF, delegado de polícia federal Marcos Leôncio Sousa. Para o delegado Leôncio, as razões apresentadas na redação do projeto de lei não justificam tão drástica medida. “Os problemas apresentados pelo nobre parlamentar podem ser resolvidos administrativamente. O objetivo do Projeto de Lei implicará em conseqüências negativas para as instituições policiais”, avalia.
Na avaliação de Leôncio, por um lado, agrava-se as penas cometidos pelas autoridades e agentes do Estado; prega-se uma rigorosa lei de abuso de autoridade, mas em contrapartida não se protege, não reconhece, nem se valoriza o policial, que se expõe em defesa da Sociedade. “O desacato contra policiais já está banalizado, pois verdadeiramente não existe sanção a inibir a ação dos infratores. Eles não se sentem intimidados pela sanção penal. O policial passa a ser tratado como autoridade apenas quando se fala em abuso de autoridade. Todos nós perdemos, quando se desacredita e desautoriza o policial e as instituições do Estado”, finaliza.

6 Comentários:

Dentro da Bota disse...

Realmente é necessario valorizar os trabalhadores da area da segurança...em todos os sentidos....

Abraços... e um otimo 2009...

gioconda, Roma

Tati Claro disse...

gostei do blog, parabens!

Moderador disse...

Obrigado volte sempre

Anônimo disse...

E põe agenda legislativa equivocada nisso!
A constituição brasileira e o código penal precisam ser repaginados, urgentemente!

Alice Daniel disse...

Já está tão dificil respeitar as autoridades... sem essa lei acaba qualquer possibilidade de respeito.

Igor Palhares disse...

Os policiais também algumas vezes fazem por merecer. Já ouvi casos de policiais espancarem e agredirem fisicamente bandidos e fico pensando: é isso que é lei? Quem está descumprindo as leis e principalmente, qual vai ser a diferença de um bandido e de um policial?


http://eudevosaber.blogspot.com/

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO